sábado, 9 de janeiro de 2010

António Rodrigues Macedo, N 31-12-1921, F 08-01-2010


Faleceu o Sr. Macedo, eram cerca das 7 horas da manhã do dia 8 de Janeiro de 2010.

António Rodrigues Macedo foi certamente o músico que mais deu de si à SFUF, tocou 56 anos consecutivos na "União Faialense" e só deixou de tocar música, devido a doença súbita e incapacitante. Por diversas vezes fez parte dos Órgãos Directivos, tendo exercido vários cargos tais como, Presidente da Direcção, secretário, tesoureiro, etc., por vezes foi o ensaiador e o maestro, ensinou música e no tempo em que não haviam fotocopiadoras era o Sr. Macedo quem copiava, escrevia e emendava à mão, as imensas partituras da sua filarmónica. O Sr. Macedo deixou de poder tocar o seu trompete, mas muitas, muitas vezes quando a “União” actuava, lá estava ele a ouvir e apreciar a sua Filarmónica.

Era um homem bom, respeitado e respeitador, conhecia a sua "União" como ninguém e em jeito de brincadeira até o apelidavam de “o dono”, pois ele durante muitos anos fizera da "União" a sua segunda casa, tais eram imensas as horas passadas a escrever musicas, a ensinar os mais novos e a dirigir os destinos da SFUF. Muitos recordam António Rodrigues Macedo como um bom amigo, como um exímio trompetista e uma pessoa sempre pronta para ensinar e ajudar os mais novos na execução musical.

Muito se deve ao Sr. Macedo e se hoje a SFUF ainda perdura no tempo, se hoje ainda há uma filarmónica na freguesia de Angústias, muito se de deveu à sua persistência para manter a “porta aberta”, todo esse esforço e sacrifício dispendido fez com que hoje, todos nós possamos usufruir da música da “velhinha União” como ele sempre o fez...

Obrigado Sr. Macedo e... um até sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário